Translate

Bolo de Bolacha à moda do Ratatui

Durante muitos anos fui vendedora e quando gostava de algo num restaurante perguntava como se fazia...
Porém, o restaurante onde comia esta versão nunca me deu a receita.
Ao longo dos anos fui fazendo diversas versões que me faziam lembrar aquele momento prazeroso, que era servido em taças e assim fui fazendo ao longo dos anos...
Porém, bolo de bolacha deve ser cortado a fatia, e como não tinha muito a perder arrisquei😂
Tinha congelado cinco gemas quando fiz os suspiros da Julieta de Framboesas e congelei outras cinco quando fiz a Dacquoise do Ratatui.
E perguntam vocês congelar gemas?
Sim, tal como congelo as claras sem adicionar nada,também congelo gemas, porém para que não cozam devemos adicionar uma colher de sopa de açúcar por cada uma e bater como se fizéssemos uma gemada. Depois basta deixar descongelar a temperatura ambiente ou em modo rápido como fiz hoje. Lá se foi o creme de ovos que faria parte do bolo do Faraó que tenho vindo a prometer.
Caso queiram fazer a receita e não tiverem a mesma quantidade de gemas ou forem abrir ovos podem também usar só seis gemas,porém aconselho nesse caso a aumentar mais vinte gramas de maizena😉.

Receita confecionada pela bimby e aqui pelo Ratatui😂

Ingredientes:
10 gemas +10 colheres de sopa de açúcar( esta regra é quando congelam,se forem frescas não precisam adicionar o açúcar)
1 litro de leite
65 gramas de maizena
200 gr de açúcar
4 folhas de gelatina incolor ( 10 gr de folhas de gelatina)
400 ml de café+25 gramas de açúcar( no caso tirei 4 cafés longos na Delonghi😉)
3 pacotes de bolacha Maria 

Preparação:
Se as gemas estiverem congeladas como foi o meu caso colocam as gemas na bimby com meio litro de leite, velocidade 4 durante 8 minutos( para que se dissolvam completamente😉).
Em seguida adicionam o restante leite,o açúcar e maizena e selecionam 13 minutos, noventa graus, velocidade 2,5.
Entretanto coloquem a gelatina em água para demolhar.
Tirem café bem forte e adocem.
Abram as bolachas para que possam usar mais rapidamente.
Quando terminar o tempo na bimby, introduzam pelo bocal a gelatina demolhada e escorrida e envolvam.1,20 minutos velocidade 3,5.
Numa forma de fundo amovível coloquem bolacha embebida em café e em seguida leite creme, e assim sucessivamente sendo a última camada de leite creme.
Leve a refrigerar cerca de sete horas.
Com a ajuda de uma faca desenforme.
Coloque 75 gr de bolacha na bimby e triture 10 segundos velocidade 10. Polvilhe o bolo com a bolacha triturada e desfrute de uma boa fatia😉.

Bom apetite...

Comentários

  1. Tem muito bom aspeto, é um bolo de bolacha diferente tenho que experimentar!
    Já agora, fiquei curiosa com o que disse acima, bolo Faraó, venha de lá então a demonstração fico aguardar e muitos parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, o Faraó é um projecto porém não sei se sai assim tão rápido.
      Veja a Julieta de Framboesas, o Romeu de Ananás e à Dacquoise do Ratatui.
      O Faraó ainda nem as formas tenho. Já as desenhei e pedi ao meu serralheiro porém só as fará em horas mais calmas😉

      Eliminar

Enviar um comentário