Translate

Pão com chouriço


Algo tão simples e bom de comer... algo que se gosta tanto como pão quente e manteiga.
Já há muito tempo que não fazia, ganhei a minha primeira batedeira da kenwoods por causa de uma dia de preguiça😂.
Já sei que fariam certamente o contrário do que fiz.... foi num domingo à tarde, acabou o pão e tinha que me vestir para ir comprar pão... mas, quando se passa o dia a fazer km e a semana toda fora de casa...
Fui ao frigorifico e tinha fermento... e pensei boa, vou fazer pão e escuso de sair.
Na altura tinha uma batedeira de mão 9,90€ coitada não ia aguentar,amassei a mão e Cozi num fogão de lenha que tínhamos.
Que fui eu fazer?
O marido começou a pedir semanalmente que fizesse aquele pãozinho delicioso, os braços começaram a ficar cansados e disse não faço mais, isto a mão da cabo de mim😂.
Diz ele preciso de ir a rua comprar pão? Precisas sim.
Ele bem foi... mas não trouxe pão😂, a worten não vende pão😂.
Trazia sim uma enorme caixa embrulhada😬.
 Alexandra tens aqui um miminho, podes ir fazer o meu pão?
Na caixa estava uma próspero, escusado será dizer que não se voltou a comprar pão😂
Quando mudei de casa... ganhei como vizinho uma padaria😂, todos os dias me deixam pão fresco e lá se foi a história de fazer o pão😂.
Mas, volta e meia lá faço por miminho.
Dentro das regras que x farinha deverá ter x e y de... la fui fazer este e correu muito bem,mas para variar nunca faço nada igual.
O resultado foi tão bom que tenho que vos vir tentar a fazer também, aproveitem e se a companhia gostar digam que têm os braços cansados, pode ser que se safem tão bem com eu😂

Receita confecionada na kcook multi ( podem sempre fazer a mão para ver o que chove nas vossas casas😂)

Ingredientes:

1 cubo de fermento fresco
1 colher de sobremesa de sal
570 gr de farinha tipo 65 + q.b para moldar
300 ml de água

Preparação:
Comece por inserir a lâmina na taça, coloque a água e o fermento selecione 35 graus,3 minutos,velocidade 4
Em seguida acrescente 420 gr de farinha e o sal e amasse 2,30 minutos,velocidade 8.
Deixe levedar durante 3 horas na taça fechada( foi o que fiz) ou coloque 30 graus, 60 minutos sem velocidade.

No fim da massa levedada acrescente a restante farinha e amasse 1 minuto na velocidade 8.
Molde os pães e recheie com chouriça, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e faça uns golpes no pão com a ajuda de uma faca.
Deixe levedar por 20 minutos.
Pre-aqueca o forno a 180 graus e coloque no fundo do forno um recipiente( usei um tacho) com água.
Coloque os pães no forno a cozer mantendo o recipiente com a água.

Quando estiverem quase cozidos e prontos a retirar, abra o forno e com as mãos polvilhe os pães com água. Antigamente usava um pulverizador mas, foi mesmo a mão😂.

Deixe ficar até secar a água que polvilhou sobre os pães, retire e desfrute.

Comentários