Translate

Bolo de chocolate que sai sempre bem

 
Este bolo já é conhecido há muito tempo pelos utilizadores da Cuisine Companion, a receita é da Helena Tomás que é conhecida pelos Bolinhos que saiem sempre bem.Da ultima vez que o fiz, apenas o cheirei...mas, a ideia ficou cá e hoje decidi afiar o dentinho😆, podem encontrar a receita original aqui, tal como outras receitas da Helena.
Como os meus ovos são caseiros e de diferente tamanho usei cinco, adicionei também um pouco de bicabornato de sódio para intensificar a cor e o sabor a chocolate.
Pena foi ter usado uma forma pequena e de um dos lados basbou um pouco,aceitando o conselho da Helena recomendo o uso de uma forma número 26.

Receita confecionada na Bimby:

Ingredientes:
5 ovos
455 gr de açúcar 
340 gr de farinha
125 gr de chocolate em pó 
280 gr de leite
230 gr de óleo 
1 colher de chá de fermento
1 colher de café rasa de bicabornato de sódio 
Manteiga e farinha q.b.
20 gr de açúcar em pó( pulverizei na bimby,velocidade 10)

Preparação:
Pre-aqueça o forno a 180 graus, unte a forma com manteiga e reserve.
Insiram a borboleta no copo.
Coloquem os ovos e o açúcar e batam 8 minutos,velocidade 3.
Adicionem o chocolate e programem 5 minutos,velocidade 3.
Adicionem o leite e o óleo e programem 5 minutos,velocidade 2,5.
Voltem a bater 2 minutos, 37 graus, velocidade 3,5( truque para arejar as massas😉, e não usem em todo o bolo o copo de medida😉)
Por fim adicione a farinha, fermento e bicabornato e envolva 5 segundos,velocidade 3.
Polvilhe a forma com farinha( não o faça antes porque empapa e marca os bolos), deite a massa e leve a cozer a 180 graus cerca de 35 minutos. Antes de retirar faça o teste do palito.
 
Desenforme e polvilhe com o açúcar em pó.
Só não digo para esperarem que arrefeça porque não há santo que aguente, desde a massa que parece mousse de chocolate,ao cheiro que emana durante a cozedura😍, realmente sou de ideias fixas,nem eu própria sei como não provei nem uma migalha da outra vez que o fiz...
 
Bem que a Helena me dizia só uma migalha não quebra wolle, mas quebra sim😬, mas que me fartei de o cheirar lá isso é verdade😂
Mas, hoje provei e adorei. 
Amanhã é um novo dia😉

Truques e dicas:

-Nunca devem usar o copo de medida quando batem o bolo.
-Polvilhem a forma com farinha só no momento anterior a colocarem a massa.
-O truque de arejamento das claras só funciona no fim de já estar bem batido, ou acabamos por as quebrar da vez de as arejar.
-Eu pessoalmente mesmo que envolva a farinha num robô gosto de a pesar à parte, coloco numa taça sobre a tampa da bimby.Peso e em seguida adiciono o fermento e neste caso o bicabornato também e envolvo. 
O motivo é muito simples, quando vamos adicionando no copo não fica logo o peso certo e vamos ficar com farinha depositada no fundo do copo.
 
Experimentem as dicas, porque faz toda a diferença😉






Comentários