Translate

Bolo de laranja da Sofia



Olá a todos,eu sou a Sofia, a minion mais velha😂, a minha mãe hoje deve estar com febre😂 e deixou-me invadir o reino dela😂
Fiz um corte no dedo e fiquei triste😭, o minion mais novo fez o resto do sumo de laranja.
Mas, depois de respirar um pouco e a minha mãe ter curado o meu dedo, enchi-me de coragem e continuei o meu bolo.
A receita original podem encontrar 
aqui, foi a minha tia Nadir( o grilinho da minha mãe) que traduziu a receita original.
Elas não sabem,mas um dia a cozinha será só minha😂.
Obrigado, grilinho da mamã😘


Receita confecionada na batedeira Moulinex

Ingredientes:
 2/3 xícara (150 gramas), Manteiga amolecida - temperatura ambiente(ups,enganei-me e meti 250 gr)
1 e 1/4 de xícaras (250 gramas) de açúcar granulado
4 ovos grandes, separados, temperatura ambiente
3 laranjas grandes, temperatura ambiente(usei 6 pequenas, deu 253 gramas de sumo e raspa de uma laranja)
2 xícaras ( 250 gramas) de farinha normal
1 colher de chá de fermento em pó
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar (opcional)
Preparação
Pré-aqueça o forno a 350ºF (180ºC). Unte um tabuleiro de 8x8 ou forre com papel de vegetal.
Bata a manteiga com o açúcar na velocidade média do misturador elétrico até ficar leve e macio, cerca de 2 minutos. Adicione as gemas, uma de cada vez, batendo bem depois de cada adição. Com a batedeira em baixa velocidade, adicione a raspa e o sumo das laranjas. A mistura pode parecer coalhada no início mas está tudo bem. Aumente a velocidade da batedeira para médio e bata até que fique uniforme, fazendo uma pausa para raspar os lados da tigela conforme necessário.
numa tigela separada, misture a farinha com o fermento. Com a velocidade da batedeira no mínimo, deite gradualmente a farinha na mistura de manteiga só até incorporar.
Noutra tigela, bata as claras de ovo até formarem picos rígidos. Ponha 1/3 das claras na massa de bolo para a suavizar; depois incorpore o restante suavemente de modo a perder o mínimo de ar possível. Deite a massa para o tabuleiro já preparado e coza por 35-45 minutos, até que a parte superior se sinta leve quando suavemente pressionada e o palito inserido no centro sair limpo ou com apenas alguns húmidos migalhas.
Retire e deixe arrefecer 5 minutos antes de desenformar. Uma vez frio, polvilhe com açúcar de confeiteiro, corte em cubos e sirva simple ou pode acompanhar com uma bola de gelado ou uma colherada de chantilly(esta parte a minha mãe já não deixou fazer, talvez outro dia😉)

Notas a recordar:





Não deixei a cozinha suja, o corte do meu medo foi muito mau e disse à minha mãe:
- bolas,esta faca corta a sério
- o meu irmão conseguiu ajudar só porque me cortei e eu fiquei triste por não cumprir essa parte da receita sozinha
Mas, a minha mamã disse que são coisas que acontecem e tenho que ter cuidado e que um dia já sei fazer tudo sozinha.
Querem do meu bolinho?
Eu estou muito feliz com ele.


Já contei que ganhei uma batedeira e alguns utensílios de cozinha?



A minha mãe acha que como deu a batedeira eu já não vou mexer nos robôs dela😂, mas eu vou conseguir😉


Beijinhos para todos da Sofia😘
Tirem a vossa fatia😁





Comentários

  1. Parabéns Sofia e que esse entusiasmo se mantenha em tudo aquilo a que te propões fazer.
    Serás uma vencedora.
    Beijokinhas kida.��

    ResponderEliminar
  2. ❤ que valente! mesmo com um dedo magoado não desististe :D e que bom aspecto que o bolinho tem...

    ResponderEliminar
  3. Que valente mesmo,...esse bolinho ficou fantástico!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário