Translate

Bolo Quatro Quatro da Sofia

A minha mãe explicou que este bolo teve origem na França, e que a pastelaria é uma ciência.
Eu sou pequenina a ciência é complicada para mim😂, mas a minha mãe explicou-me como se faziam as contas.
Pesamos as gemas e as claras, depois os outros três ingredientes usamos o mesmo peso.
Podemos aromatizar com o que quisermos, a minha mãe deu um limão para eu Meter a raspa. 
E não sei porque mas ela não usa farinha com fermento e deu fermento para eu por.
Ela diz que a química é melhor( chinês, chinês e mais chinês😏).
Oh,mas as contas são tão fáceis que eu fiz muito bem.
Apenas ela teve que me ajudar a encorporar um pouco as claras para eu perceber que mesmo numa massa densa, a regra é igual.
Lá estive eu outra vez, de baixo para cima, de baixo para cima.
E na parte da farinha só mexi até deixar de ver a farinha. A minha mãe diz que podia desenvolver demasiado o glúten e não ficar bom. 
A minha mãe é estranha,dá-me uma receita francesa para fazer e depois desata a falar chinês.
Mas, o que importa é que fiz um bolo.
Talvez um dia a entenda mesmo, para já aceno com a cabeça e faço de conta que percebi, o meu irmão faz o mesmo.
Ela fica feliz por nós fazermos que percebemos, mas como é muito difícil de enganar a minha mãe...
Acho que ela sabe a verdade e vai explicar mil vezes até entendermos chinês😂

Receita confecionada com a minha batedeira de mão 

Ingredientes:
4 ovos( peso das 4 gemas + 4 claras = 231gr)
231 gramas de manteiga sem sal
231 gr de farinha
231 gr de açúcar 
Raspa de um limão 
16 gr de fermento( 1 colher de sobremesa cheia)
1 pitada de sal
Açúcar em pó q.b.

Preparação:

Separei as gemas das claras e pesei para saber o peso dos outros ingredientes.
Pesei todos em taças e misturei a farinha com o fermento.
Comecei por por a manteiga 20 segundos no microondas para não me custar tanto a bater( a minha mãe começou a ter pena do meu braço😂).
Bati manteiga com o açúcar até ficar muito cremoso, depois continuei a bater e juntei uma gema de cada vez e fui batendo até ficar muito fofo.


Coloquei a raspa do limão e adicionei a farinha e bati na velocidade um até deixar de a ver, foi um instantinho.
Bati as claras em castelo com uma pedra de sal.
A minha mãe meteu um pouco de claras na massa para eu ver como se fazia, e depois eu continuei até estar tudo bem juntinho.
Coloquei a massa numa forma de bolo inglês( enfim, hoje foi francês, chinês e inglês😩) untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Nesta fase a minha mãe acendeu o forno a 180 graus( acho que demoro muito,  quando é ela a fazer acende logo🤔).
Alisei a massa e abanei a forma para ficar direitinho.
Meti no forno e cozeu a 180 graus durante 40 minutos.
Depois a minha mãe abriu a porta do forno e deixou lá ficar o bolo uns cinco minutos.
Depois tirou do forno e ficou a arrefecer, talvez uns 30/40 minutos porque o meu pai cortou-se muito e ela também é a enfermeira cá de casa.
Mas, acho que foi bom porque assim foi só virar a forma e saiu muito direitinho.
A minha mãe ajudou a virar ao contrário e polvilhei com açúcar.


Entretanto todos que cá estavam vieram atacar o meu bolo.
Vocês também querem?
Esperem, eu corto mais fatias😁


Notas da minha mãe:
A receita original não pede fermento, nem sal mas ela diz que se mete sempre uma pedrinha nas claras e usa-se farinha sem fermento e metemos um pouco depois.
E a farinha também se mete logo com a manteiga, mas por causa das teorias dela fiz diferente.
A minha mãe é assim, não faz nada igual nem me deixa fazer a mim, talvez o meu irmão se safe melhor e aprenda a seguir receitas😂


Comentários