Translate

Pão com chouriça da Sofia


Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
No caso a minha mãe é a pedra😂
Consegui convencer a fazer pão com chouriço para o lanche e a usar a minha batedeira.
Ela disse:
-pão a sério começa-se à mão
Eu queria era fazer pão e disse não me importo eu sou forte e amasso, mas ela teve pena de mim, meteu-se a fazer contas e lá me foi dizendo mete isto, faz isto...
Aprendi a fazer a massa madre( ou monstra) e a por uma bolinha de massa na água para saber se a massa está levedada.
O meu irmão andou a pelar cenouras para a sopa mais a minha mãe, acho que ela vai ceder aos nossos pedidos, conseguimos ser uns chatos muito fofos e ela não resiste😂.
Deviam ver o que a minha mãe riu, quando com olhinhos melosos eu disse:
-Oh mãe temos que testar já só faltam 14 dias de testes.
Largou o ferro a rir, como se eu tivesse muita piada.
Ela faz o mesmo encosta todas as outras máquinas e quinze dias seguidos usa a mesma,então também quero😇.

Receita confecionada na batedeira de mão moulinex

Ingredientes:
500 gr de farinha T65
25 gr de fermento padeiro
1 colher de chá de sal
330 gr de água 

Preparação:
Coloque o fermento com 110 gr de água morna e 120 gr de farinha amasse muito bem com um garfo( duvido que este passo seja necessário a minha mãe acho que me ensinou isto para eu não fazer voar farinha😉).
Metemos as varas de pão na batedeira e na velocidade 5 amassamos até não vermos fermento e a massa estar bem lisinha,
Tapamos com um pano e deixamos levedar 30 minutos.
Em outra taça colocamos a restante farinha e água envolvemos com uma colher de pau( deve ser por causa da farinha no chão😤).
Depois na velocidade cinco batemos até estar tudo muito liso.
Deitamos a massa madre e continuamos a bater na velocidade 5 até estar tudo bem batido.
Colocamos o sal e voltamos a bater para o sal ficar em toda a massa.
Tiramos uma bolinha de massa e colocamos num copo de água.
Tapamos com uma mantinha o resto da massa e esperamos que a bolinha de massa esteja no topo do copo.
Depois amassamos a mão a massa muito bem, moldamos os pãezinhos e colocamos a chouriça.
Fazemos uns golpes( eu fiz uns desenhos com as estecas da minha mãe).
Tapamos e deixámos levedar mais uma hora.
Colocámos uma taça grande com água no forno e ligamos o forno a 200 graus.
Polvilhamos os pãezinhos com farinha e cozemos os pães até os levantarmos e estarem secos por baixo, acho que foi uns 40 minutos.




Ficam muito bons e fofinhos, porém eu disse quando vocês deviam por o sal, mas a verdade é que de tanto que eu e a minha mãe rimos esquecemos o sal e quando a minha
Mãe se lembrou, abriu o forno a pressa e polvilhou com sal fino😂, porém está parte é segredo😂, também foi ela que cortou a chouriça porque eu acabei por ter medo quando ela me disse que tinha que ser fininha, o meu dedo já está bom... mas, a minha memória também😉

Querem um pãozinho?

Espero que gostem, eu gostei e não deixei farinha no chão😉

Comentários