Translate

Levedar massas usando o automático da Bimby Tm6



As experiências com a Tm6 até foram engraçadas e nem tudo é mau. Vender a Tm5 por tuta e meia em prol de poucas melhorias a perder fortunas não é a melhor aposta.
Porém,quem quiser comprar a Tm6,pode tirar maior partido dela jogando com os automáticos.
A Tm6 vem de raiz com um programa de fermentação que infelizmente para os iogurtes poucos nos acrescenta porque não ficam bem firmes e levedar as massa a 70 graus,se o quisermos fazer por muitas horas,não tem valores simpáticos na conta de luz.
O programa sous vide,começa por ter temperaturas de 37 graus e vai até 85 graus,permitindo confecionar até 8 horas.
É aqui que entrou a minha brincadeira e que resulta muito bem,no caso como queria despachar usei 50 graus,durante uma hora.
Porém,se estivermos com mais tempo podemos fermentar por mais horas a 37 graus, que a massa fica a levedar mais facilmente e com um consumo energético menor que o programa de fermentação e muito mais econômico que levedarmos no forno.
Obviamente podemos fazer o mesmo efeito,com uma bacia de água morna ou simplesmente cobrindo a taça com película aderente e deixando levedar mais tempo.
Experimentem uma vez e vejam se gostam do resultado.
No caso da Tm5 ou da Tm31,podemos fazer exatamente o mesmo,porque ao colocarmos velocidade colher,mesmo tendo movimento continuo ela não abana. Consequentemente não interfere no processo de levedação.
Claro que não ia fazer a massa para o teste e deitava fora,gosto de aproveitar e rentabilizar todos os meus testes.
Fiz a bola de carnes do cookidoo e adicionei fécula,como faço habitualmente na maior parte das massas de brioche para as tornar mais fofas.

Receita confecionada na Bimby Tm6 e no Bosch HGS636XS6 

Ingredientes:
200 g água
30 g azeite
1 c. chá de sal
400 g farinha tipo 65, mais q.b. p/ polvilhar
50 g de fécula de batata
20 g fermento de padeiro fresco
100 g fiambre fatiado
100 g chourição fatiado
100 g paio fatiado
100 g bacon fatiado
100 g queijo fatiado
1 gema de ovo p/ pincelar

Preparação:
Coloque no copo a água, o azeite e o sal e aqueça 1 min/37°C/vel 1.
Adicione a farinha,a fécula e o fermento e amasse 2 min/ .
Forre a varoma com papel vegetal e coloque a massa,polvilhe com um pouco de farinha e faça uma cruz com uma faca.
Coloque a tampa da varoma e reserve.
Efetue a lavagem rápida do copo e coloque um litro de água. Coloque a tampa e sobre ela a varoma.
Selecione programa sous vide,50 graus,60 minutos.
Pré-aqueça o forno a 220°C. Forre com papel vegetal um tabuleiro.
Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo estenda a massa formando um retângulo (35x30 cm aprox.). Distribua metade do recheio (50 g de cada ingrediente) por um terço da massa. Dobre sobre o outro terço e repita a operação com os restantes ingredientes. Volte a dobrar e pincel e com a gema de ovo. Coloque no tabuleiro e leve ao forno a 220°C cerca de 25 minutos.

Nota:No meu caso usei um programa específico do meu forno o HGS636XS6 que tem uma função para pãezinhos de brioche,adiciona vapor e ainda ficam mais fofos.
Porém,mais branquinhos como se tivessem sido só cozidos a vapor,também roubei uma parte da massa e fiz alguns com pepitas de chocolate,até com nutella no meio fica bom,experimentem😉

Comentários