Translate

Pão de mistura

 

Quem não gosta de um belo pãozinho,quentinho...barrado com manteiga...ui...
Toda a gente gosta de um pãozinho,e quando acaba o pão...
Bem há muitos anos atrás(2006),era eu uma jovem😂,que agora estou muito velha...e num domingo soalheiro acabou o pão.
Eu estava tão bem de pijama... a curtir o sofá mais o marido...ele não queria ir ao pão e eu idem,só havia um remédio😂fazer pão com o fermento que havia sobrado das filhoses de abóbora.
Pois bem,só vos tenho a dizer que nesse dia devia ter tirado o pijama e ido comprar pão😂,porque andei uns belos meses a amassar pão a braços,e cozia no fogão de lenha que fica muito,mas,muito melhor que no elétrico.
Até ao dia que disse desculpa,mas não te faço mais pão,pega no carro e vai lá comprar pão se faz favor.
Ele foi...
Mas, veio sem pão... e com uma enorme caixa nos braços,com mais peças que outra coisa qualquer,ganhei uma kenwoods próspero só para que continuasse a fazer pãozinho( já sabem como cravar o marido,façam pão e depois façam greve de pão😂).
Sinceramente o pão não tem segredo,fica melhor bem levedado...mas, se o meterem no forno diretamente também coze e fica bom.
Existem imensos truques...talvez os venha a contar,mas, hoje a velhice não me permite😂.
Estou a brincar,deixarei alguns no fim da receita.
Porém,aviso que nunca faço um pão igual.. A semana passada no domingo fiz um com os mesmos ingredientes,ficou muito bom mas não era igual a este. Toda a gente gostou mas, não pesei.
Hoje dei-me a esse trabalho porém tenho a dizer que foi o pão mais custoso de fazer porque olhar para os pesos interfere com as matemáticas do meu olho😂,mas safei-me bem.
Existe um outro que faço mais vezes,mas fica para outro dia...
Porque o de hoje já acabou...e já pediram mais. Quem não vai gostar da história é a minha padeira😂( ela e eu,que fazer pão para 15 todos os dias está fora de questão😂).

Receita confecionada na Bimby 

Ingredientes:

30 gr de fermento padeiro fresco( já sei que muitos dizem que fica igual com o seco, mas eu sou antiga gosto de fermento fresco)
150 gr de farinha de centeio integral
430 gr de farinha T65+ q.b. para polvilhar e moldar
475 gr de água 
15 gr de sal( 1 colher de sopa rasa)

Preparação:
Coloque no copo o fermento, 160 gr de água e 120 gr de farinha de trigo, programe 2 minutos, 37 graus, velocidade 2.
Deixe levedar 30 minutos.
Adicione a restante farinha e a restante água, programe 3 minutos,espiga.
Adicione o sal e programe 2 minutos,espiga.
Polvilhe com a farinha a Cuba da Fussioncook, coloque a massa e polvilhe com farinha,levede  a massa durante 2 horas a 30 graus.
Pré-aqueça o forno a 200 graus.
Coloque uma folha de papel vegetal no tabuleiro do forno e polvilhe com farinha.Despeje a massa com a ajuda de um Salazar( esta massa fica pegajosa e opto por não moldar) e polvilhe com farinha. Com uma faca faça uns golpes e leve a cozer a 200 graus cerca de 45 minutos( por norma quando se solta do papel vegetal está cozido, pode optar por fazer o teste do palito também na parte de baixo do pão).
 
No fim de cozido aproveitem e lanchem...
 
 
Truques e dicas:
Pré-aquecam o forno a 200 graus e coloquem um tacho com água no fundo do forno, devem manter o tacho com água durante a cozedura do pão.
Na semana passada deixei apenas levedar dentro do copo, até chegar à tampa, moldei e Cozi a 200 graus( se tiverem pressa podem fazer desta forma).
Hoje fiz num modo mais calma mas, com a artimanha de colocar a levedar na Fussioncook durante 2 horas, a 30 graus.
Quem tiver mais paciencia mas não tem uma Fussioncook, colocam numa taça enfarinha e tapam com um cobertor e deixem levedar 4 horas em local afastado das correntes e sem a mexerem. No fim desse tempo moldam e cozem a 200 graus.
Quem gostar da côdea muito estaladiça,pode optar por constipar o pão😂,basta usarem um pulverizador limpo com água e a meio da cozedura agrem o forno e borrifam ligeiramente o pão.

Comentários