Translate

Arroz Doce


O arroz doce é daqueles doces da nossa gastronomia que está sempre presente, principalmente em festas.
A minha mãe sempre fez com uma laranja cortada ao meio e o pau de canela. E se não tivesse leite gordo, adicionava um pacote de natas,o que faz com que fique muito cremoso.
Na minha zona não se colocam gemas, faz-se um leite creme e serve-se à parte.
Mas, como já não estou na minha terra😅 e o marido gosta com gemas eu acabo por adicionar.
Os robôs sem dúvida facilitam imenso o fazer um arroz doce, e de cada vez que faço testo novas temperaturas e novos tempos. Acho que não vou mexer mais, porque arroz doce em trinta minutos já é muito bom.

Receita confecionada na kcook multi

Ingredientes:

1 litro de leite meio gordo
200 ml de natas (truque que uso quando não tenho leite gordo, para ficar mais cremoso)
150 gr de arroz carolino (usei pato real)
1 laranja
1 pau de canela
220 gr de açúcar
4 gemas + 50 gr de leite para as dissolver
canela q. b. para polvilhar


Nota iniciais: durante todo o processo de confeção,não use a tampa de enchimento.
Quando chegar ao passo de adicionar o açúcar prove um bago de arroz porque consoante a qualidade de arroz varia o tempo de cozedura.
Se ainda não estiver cozido deixe decorrer mais alguns minutos, mantendo a temperatura e a velocidade.

Preparação:
Insira o misturador na taça.
Coloque a laranja partida ao meio, o leite,as natas, o arroz e o pau de canela, envolva com a espátula e selecione 30 minutos, 98 graus, velocidade 3.
No fim de terem decorrido 6 minutos do tempo programado baixe para os 95 graus(truque usado para o leite não subir demasiado,durante este tempo deve estar a controlar a ebulição do leite e se necessário baixa para os 95 graus antes de decorrer os 6 minutos).
Quando faltar cinco minutos para terminar o tempo programado,prima stop, e adicione o açúcar,envolva com a espátula. 
Prima start e adicione as gemas (previamente desfeitas no leite) através do bocal, assim que acabar de deitar as gemas, aumente para a velocidade 4.
Retire de imediato.

Deixe arrefecer ligeiramente e enfeite com canela em pó.


Comentários